Rua Groenlândia, 538 - Jardim América, São Paulo - SP
Tel: (011) 3051.8442

Blog

Fatores de risco do diabetes gestacional?

18 de maio de 2021
Fatoras de risco de diabetes gestacional

O que é o diabetes gestacional e quais os fatores de risco?

Antes de mais nada, o diabetes gestacional é caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez.

Geralmente ele se desenvolve a partir do 3 trimestre da gestação e não apresenta sintomas, no entanto, em casos raros a gestante apresenta visão turva e muita sede.

Entretanto, algumas mulheres que desenvolvem essa doença durante a gravidez pode acabar tendo diabetes tipo 2 após a gestação.

Essa doença traz prejuízos para a mãe e coloca em risco a saúde do bebê, pois, o mesmo passa a receber muita glicose por meio da placenta, ganhando peso além do recomendado.

Assim, também, algumas mulheres têm mais chances de desenvolver essa patologia.

Diagnóstico

Sendo assim, durante a gestação, é feito, pelo menos 3 exames de glicemia, sendo o primeiro na viségima semana.

Caso haja alguma suspeita de diabetes, há também o exame de curva glicemica (ou teste oral de tolerância à glicose (TOTG)).

Dessa forma, o exame de curva glicemica é feito a partir da análise da glicemia do sangue em jejum, e após a injestão de um líquido extremamente doce fornecido pelo laboratório em que se está relaizando o exame. Esse exame serve para observar o comportamente do organismo devido a ingestão de açucar.

Fatores de risco do diabetes gestacional

Veja alguns dos fatores de risco:
Gestação em idade mais avançada;
Ganho de peso excessivo na gravidez;
Histórico familiar de diabetes;
Síndrome do Ovário Policístico, entre outros.

Como prevenir⠀

Ela nem sempre pode ser prevenida pois está ligada a níveis hormonais ligados a gestação, porém, é muito importante estar atenta aos seus hábitos! Tenha uma alimentação equilibrada, faça corretamente o acompanhamento pré-natal, pratique exercícios físicos moderados e. caso observe algum tipo de alteração procure o médico que está fazendo o seu acompanhamento.

Veja também: https://baracat.com.br/o-que-e-avaliacao-pre-concepcional/

Para saber mais me siga no Instagram:

https://www.instagram.com/dra.baracat/