Rua Groenlândia, 538 - Jardim América, São Paulo - SP
Tel: (011) 3051.8442

Blog

Herpes genital

11 de maio de 2021
Herpes genital

O que é Herpes genital

Primeiramente, precisamos entender o que é a herpes. Herpes é um vírus que geralmente, se manifesta na área da boca e nos genitais. Herpes pode ser genital ou labial.

Aproximadamente 90% da população tem o vírus em seu organismo, mas em somente de 10 a 15% o vírus se manifesta.

Como ocorre a transmissão da herpes genital

Antes de tudo, herpes genital é um infecção sexualmente transmissível, de alta prevalência, o contato é feito através da mucosa oral, genital ou anal.

No entanto, a transmissão pode ser evitada pelo uso de preservativos.

Uma vez infectado pelo vírus, dificilmente o nosso sistema imunológico consegue eliminar o vírus pois ele se aloja nas terminações nervosas onde os anticorpos não conseguem ter acesso.

O período de incubação varia de dez a quinze dias após a relação sexual com o/a portador/a do vírus, que pode ser transmitido mesmo na ausência das lesões cutâneas ou quando elas já estão cicatrizadas.

Sintomas

Entre os sintomas estão: coceira, vermelhidão, ardor, bolhas e pequenas úlceras.

A evolução da doença ocorre da seguinte forma, as lesões iniciam com ardor e prurido local, evoluindo para bolhas e pequenas úlceras múltiplas dolorosas.

As infecções apresentam resolução espontânea em média entre 7 a 10 dias, com exceção da primo infecção que normalmente é mais agressiva e longa.

Tratamento

O tratamento é feito com antiretrovirais para minimizar os sintomas e ter uma evolução mais curta.

Fatores que desencadeiam recidiva da doença são: trauma local, baixa da imunidade, exposição solar, alterações hormonais, fadiga, uso de corticoide.

Herpes na gravidez

A infecção durante a gestação pode ser grave e passar para o feto, portanto quanto mais precoce o tratamento, melhor o prognóstico.

Se houver doença ativa a via de parto deve ser cesariana, pois via vaginal há grande risco de infectar o recém-nascido, gerando assim, consequências graves para o bebe.

Veja também:  https://baracat.com.br/o-que-candidiase/ ‎

Para saber mais me siga no Instagram:

https://www.instagram.com/dra.baracat/